Marketing de Conteúdo: erros que a sua empresa não deve cometer

“O conteúdo é rei”. A expressão já virou clichê em ebooks, vídeos, seminários, workshops ou palestras sobre marketing digital. Sim, todos já sabem que o conteúdo é essencial para o ranqueamento do site da empresa nas páginas de busca, é uma excelente ferramenta para estabelecer relacionamento com os atuais clientes, funciona como uma ótima isca para potenciais clientes, além de ser uma ótima oportunidade para dar mais visibilidade para a empresa.

A pergunta, no entanto, é: se todos sabem que o conteúdo é essencial para o marketing digital e a grande maioria já trabalha nesse sentido, porque poucas empresas alcançam resultado de sucesso com essa estratégia?

A resposta pode ser encontrada nos erros mais comuns cometidos pelas empresas na gestão do marketing de conteúdo. Confira:

Meu conteúdo é para todo mundo

Um dos erros mais clássicos das empresas é iniciar a produção de conteúdo sem analisar o seu público, achando que ele serve para todo mundo. Não, definitivamente nem todo mundo vai gostar do seu conteúdo, até mesmo porque o seu objetivo deve ser o seu cliente atual ou potencial.

Se você não sabe para quem está produzindo, como saberá o que é relevante e agrega valor para o seu público? O resultado só pode ser um monte de conteúdo, que não é interessante para ninguém ou, com sorte, para uma parcela muito irrisória do seu público.

Por isso, o primeiro passo deverá ser mapear e desenhar a sua persona – uma forma de “humanizar” o público de sua empresa.

Nesse processo, você deixará de enxergar apenas dados demográficos – homem/mulher, faixa etária, classe social, entre outros; para efetivamente conhecer as “pessoas” que têm potencial para adquirir os seus produtos ou serviços.

Ao conhecer as “pessoas”, o que gostam, quais são os seus interesses, as suas dores e as suas angústias (problemas), a sua empresa passa a ter condições de buscar “soluções” para atender a essas demandas e para desenvolver um relacionamento positivo, baseado em credibilidade.

Quais são as minhas palavras chaves para o meu conteúdo?

As palavras-chaves têm um papel essencial no processo de Marketing Digital e ignorá-las é um erro crucial.

Afinal, as ferramentas de busca (Google, Bing, Yahoo) utilizam as palavras-chaves para apresentar os resultados mais relevantes para os usuários. Quanto mais assertiva for a palavra-chave, melhor será o retorno da busca para o usuário.

Isso quer dizer que se você não sabe quais são as suas palavras-chaves, não está trabalhando isso nos seus conteúdos e, dificilmente conseguirá ser indexado nas ferramentas de busca de forma orgânica.

Mas, se você trabalha com campanhas pagas o problema é ainda maior. Afinal usar palavras-chaves erradas significa que os seus anúncios vão aparecer para pessoas que não são o seu público, ou seja, que você está jogando dinheiro fora.

É por isso que é necessário mapear as principais palavras-chaves para o negócio e inseri-las, dentro de um contexto adequado, nos conteúdos que são produzidos e nas campanhas que são realizadas.

Entender as dúvidas das PERSONAS e o FLUXO DE VENDA da empresa é fundamental para definir com mais precisão as palavras-chaves.

O que o fluxo de venda interfere no conteúdo?

Quais etapas as minhas personas percorrem até efetivarem as compras? Quais são os problemas que buscam resolver? Quais são as suas dores? Quais são as dúvidas que têm sobre a minha empresa, meus produtos ou serviços durante cada etapa?

Entender esse processo é fundamental para produzir conteúdo que consiga responder às dúvidas, as inquietações ou insatisfações de suas personas em todas as etapas do processo.

Caso contrário, o seu conteúdo não terá relevância e não agregará valor para a sua persona e, por isso, não servirá como isca ou não terá a interação e o engajamento necessários para alcançar o resultado desejado.

Produzo conteúdo, logo, compartilho. Certo?

A partir do momento que você sabe quem é a sua persona, as suas palavras-chaves e tem o entendimento do seu fluxo de venda, fica mais fácil definir um planejamento de conteúdo que esteja alinhado com a sua estratégia.

Nessa etapa é fundamental entender que cada meio – site, blog, redes sociais, ebooks, vídeos, webinar, hangout, workshop, seminários, lives, entre outros; possui a sua linguagem específica, a sua forma de interação e o seu time. Por isso, é necessário pensar estrategicamente sobre como produzir esse conteúdo para cada meio, como veicular, como divulgar, como promover a integração e o engajamento e como desenvolver campanhas para aumentar o alcance.

Um dos erros mais comuns que as empresas cometem é sair produzindo conteúdo de forma aleatória, sem um planejamento prévio, e simplesmente divulgar e compartilhar em todos os meios da mesma forma. Nem precisa dizer que isso é perda de tempo e, consequentemente, de dinheiro, pois o resultado não conseguirá ser efetivo.

Por isso, é necessário pensar estrategicamente – em qual meio eu preciso estar, em qual meio a minha persona circula, qual a linguagem mais adequada para esse meio, qual o melhor dia e horário para veiculação, qual a melhor forma de interação nesse meio, como, quanto e quando investir em campanhas pagas. Para este processo, damos o nome de Planejamento Editorial.

Uma empresa que possui uma boa estratégia de conteúdo, mantem um planejamento editorial bem estruturado, feito com antecedência e levando em consideração todos os itens: personas, palavras-chaves, fluxo de vendas, mídias, verba disponível, contexto atual, princípios e valores da empresa, produtos e serviços, entre outros.

Embora o Planejamento seja feito considerando uma periodicidade – mensal, quinzenal ou semanal; ele deve passar por uma análise constante de desempenho para que possa ser redesenhado e adaptado de acordo com os resultados apresentados durante a sua execução.

 

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