Marketing – conceitos básicos que você precisa saber

“Satisfazer os desejos, as necessidades e valores humanos”. Esse é o ponto de partida para o entendimento do marketing como instrumento fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa.

O marketing pode ser entendido como um processo social e estratégico, que tem como objetivo criar relacionamentos e facilitar as relações de consumo. Isso é feito através da pesquisa, do planejamento, da divulgação, da construção da imagem e da agregação do valor.

Para isso, o marketing utiliza-se de ferramentas como a publicidade, a propaganda, as relações públicas, o merchandising, as vendas, as pesquisas, o marketing direto e o marketing digital.

O planejamento de marketing precisa ser desenvolvido com base nesses itens:

 

4 Ps

Produto/Serviço -solução para o cliente,

Preço – custo para o cliente,

Promoção – comunicação, divulgação, e

Praça – onde, conveniência;

 

4 As

Análise – pesquisas, monitoramento, big data,

Adaptação – necessidades do cliente,

Ativação – utilização das mídias mais convenientes para divulgação, e

Avaliação – mensurar os resultados;

 

4 Cs

Canais – conhecer e definir canais corretos, de acordo com o perfil do seu público

Conteúdo – estabelecer um relacionamento diferenciado com o público, através de conteúdo relevante, que gere valor para ele.

Comunicação e criatividade – criatividade para dialogar com o público, ouvindo e entendendo os seus desejos e necessidades,

Conversão – entender e analisar o fluxo de venda do produto/serviço.

 

Juntos, os 12 itens funcionam como norteadores para o desenvolvimento das estratégias de marketing. Afinal, ao seguir os 4Ps, 4As e 4Cs a empresa poderá desenvolver um bom planejamento, monitorar as ações e analisar:

 

  • Os anseios dos clientes,
  • A aplicabilidade e viabilidade de determinado produto/serviço para ele,
  • O quanto esse cliente estaria disposto a pagar pelo produto,
  • Os locais adequados para disponibilizá-lo,
  • Onde o cliente teria acesso mais fácil para adquirir ou consumir o produto/serviço,
  • Como posicionar a marca e o produto/serviço no mercado,
  • A melhor forma de comunicação,
  • Os meios mais indicados para a divulgação e,
  • A satisfação do cliente em relação ao produto e à marca.

 

Pensando nisso, as empresas têm buscado ficar mais próximas dos clientes, para melhor avaliar as suas necessidades, desejos e valores e propor estratégias equilibradas para promover a sensibilização, o encantamento, o maior conforto, conveniência e, consequentemente, a sua satisfação.

Na atualidade, com o mercado cada vez mais competitivo e agressivo, muito mais importante que convencer o cliente a comprar um produto/serviço, é fazer com que ele enxergue valor na experiência que aquilo lhe proporciona e, a partir daí, queira comprar o produto/serviço pela segunda vez.

Dessa forma, encantar o cliente e proporcionar uma experiência diferenciada e positiva são etapas fundamentais para conquistar a satisfação e a lealdade do cliente.

Mas, para conquistar tudo isso, somente com um planejamento de marketing bem estruturado e monitorado continuamente.

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