Quer mais visitas em seu site? Dicas de Neil Patel e Fábio Ricotta para gerar mais tráfego.

O que você pode fazer para melhorar o seu posicionamento nos sites de busca e aumentar o tráfego do seu site?

Neil Patel e Fábio Ricotta, grandes feras do Marketing Digital estiveram no FIRE 2017, evento promovido pela Hotmart entre os dias 16 e 17/08, e trouxeram dicas simples para quem quer e precisa aumentar o número de visitantes em seu site e gerar mais vendas.

Neil Patel – testar e qualificar para gerar tráfego e vendas

Eleito pela Entrepreneur como profissional número 1 do Marketing, Neil Patel é referência mundial em Marketing Digital e está entre os Top 100 empreendedores de sucesso, com menos de 30 anos. Não é por acaso que a sua palestra foi uma das mais aguardadas durante o FIRE 2017.

E Neil, que já esteve presente na edição anterior do evento, não decepcionou. Em sua apresentou mostrou testes e análises que realizou para qualificar o seu conteúdo e aumentar o tráfego para gerar ainda mais conversões e vendas.

Confira duas dicas apresentadas por Neil Patel

1) Qualificar e atualizar o conteúdo já existente

É fundamental sempre analisar os conteúdos já publicados no site e avaliar quais deles ainda podem ser trabalhados e melhorados.

Para isso existem ferramentas como Google Analytics – para verificar as principais fontes de tráfego, as páginas mais acessadas, o comportamento do visitante no site, tempo em que permanece nas páginas, taxas de rejeição; Google Search Console e/ou Google Trends – para verificar palavras-chaves e termos que estão sendo procurados e estão ranqueando.

Vale lembrar que quando o assunto é palavra-chave a densidade é muito mais importante que a quantidade.

Por isso, ao invés de inserir a palavra-chave de forma excessiva no conteúdo, você deve trabalhar uma abordagem mais completa e abrangente do assunto a partir dela.

2) Testar, analisar e validar

Readequação de títulos, qualificação e atualização de conteúdos, renovação de posts já feitos, trabalho com imagens e o que for possível ser testado.

Pequenas mudanças podem fazer diferença na indexação do conteúdo, no posicionamento nos sites de buscas e, consequentemente, no tráfego gerado. Mas, é importante entender que nem todos os testes vão dar certo. Por isso, é fundamental manter análises constantes que vão indicar se vale, ou não, a pena seguir com determinada estratégia.

Fábio Ricotta – relacionamento do início ao fim

Um dos pioneiros no Brasil na área de SEO, Fábio Ricotta é referência nacional em Marketing Digital. Co-Fundador da Agência Mestre, Fábio foi responsável pela formação e capacitação de  milhares de profissionais em SEO e Marketing Digital, sendo um dos expoentes em conversões a partir de tráfego orgânico.

Confira as dicas de Mestre do Fábio Ricotta:

3) Conteúdo e ranqueamento do Topo ao Fundo do funil de vendas

Um dos maiores erros das empresas ao pensar em estratégias para melhorar o tráfego e a conversão é trabalhar em ações focadas apenas no fundo de funil de vendas, ou seja, pensando apenas naqueles que já estão na fase de decisão de compra.

Como explica Fábio, quando chegam nos sites de busca, boa parte das pessoas ainda não têm conhecimento sobre o que precisam contratar. Elas, na verdade, sabem apenas que possuem um problema e que precisam solucioná-lo.

Pensando nisso, a empresa que se preocupar em entender o seu público, em todas as fases do funil – topo (consciência), meio (consideração e intenção) e fundo (decisão); conseguirá mapear melhor quem são os seus potenciais clientes e quais são os seus problemas e os desejos (mapa da empatia). A partir daí terá melhores condições de definir estratégias para:

  • Criar anúncios segmentados (facebook ads, google ads) – demográfico, por tipo de interesse, por comportamento, entre outros;
  • Entregar conteúdos gratuitos e relevantes que vão orientar, ensinar e criar confiança com o lead – blog post, Stories, lives, webinar, posts periódicos, ebooks, entre outros.
  • Mover o lead no funil através de um relacionamento baseado em compartilhamento de conhecimento e de experiências, de aprendizado e de referenciamento.
  • Quebrar objeções de compra, a partir do relacionamento e da autoridade construída.
  • Apresentar no momento certo e da forma adequada os argumentos de venda (oferta, resolução, vantagem) para gerar a conversão.

4) Analisar, atualizar e qualificar o conteúdo

Pensar no marketing digital como um processo dinâmico é o primeiro passo para entender a necessidade de sempre acompanhar, analisar e renovar as estratégias que foram estabelecidas.

Usar as ferramentas certas ajudará a avaliar o seu conteúdo e indicará o que precisa ser feito para que ele possa ser trabalhado de forma estratégica:

  • Entender quais são os interesses das pessoas – quais as palavras-chaves mais pesquisadas, o que as pessoas querem saber, quais são as suas dúvidas ou angústias;
  • Verificar o que é informação útil e relevante para o seu público;
  • Validar se o conteúdo respeita os elementos do SEO;
  • Garantir que esteja alinhado e adequado para cada etapa do funil de vendas.

O mais importante, segundo Neil Patel e Fábio Ricotta, é constantemente analisar, avaliar, propor melhorias, testar variações e novamente verificar se o resultado será efetivo, até que o seu conteúdo esteja no top 10 do Google.

E quando chegar lá, recomece o processo!

 

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