3 Dicas de Marketing Digital para micro e pequenas empresas

O marketing digital para micro e pequenas empresas muitas vezes é visto como um “luxo”, que não cabe no orçamento.

Com a capacidade de investimento mais enxuta, as micro e pequenas empresas não têm muito espaço para errar, por isso, precisam de ações de marketing que tragam resultados efetivos.

O que muitas delas nem imaginam é que o marketing digital pode ser exatamente a solução que precisam e que podem pagar.

Para isso, no entanto, é necessário estratégia: pesquisar, analisar, planejar, executar, medir e avaliar.

Ações desconexas, sem o real entendimento do mercado em que a empresa atua e sem objetivos claros definidos, obviamente não vão trazer os resultados desejados.

Pensando nisso, elencamos algumas dicas essenciais para implementar o marketing digital de forma estratégica:

1- Antes de contratar, faça um diagnóstico

Uma dica muito importante:  se a sua empresa não pode e não quer perder dinheiro, então nunca contrate serviços de marketing digital, sem ter o entendimento claro das suas reais necessidades.

Um dos grandes erros das empresas nesse sentido é contratar serviços, baseados em achismos.

O marketing digital é baseado em estratégia, por isso, o que deu certo para uma empresa não, necessariamente, vai trazer os mesmos resultados para você.

Por isso, o diagnóstico é um dos primeiros passos de um planejamento de marketing digital.

Ele permitirá que a sua empresa entenda um pouco melhor o seu mercado e como é a atuação de seus stackholders no mundo digital. Isso pode ser feito através de:

Mapeamento de personas: personificação do público-alvo da empresa, com o objetivo de entender os seus problemas, as suas dores e desejos – o que gostam, ou não, o que buscam, onde podem ser encontradas, quais os tipos de relacionamento estabelecem, entre outros.

Análise da concorrência: quem são, como é a atuação no mundo digital, quais ferramentas utilizam, em quais mídias investem, como se relacionam com os seus públicos.

Análise de tendências: como os produtos/serviços são vistos pelas pessoas na internet, o que elas querem saber a respeito deles, quais são as dúvidas, quais problemas querem solucionar.

Atual situação da empresa:  como é a presença da empresa no mundo digital, quais mídias utiliza e investe, quais são seus objetivos em relação ao marketing digital, como se relacionam com os seus públicos.

Com essas pesquisas iniciais, a empresa já terá uma noção dos seus pontos fortes, bem como, dos gaps, que precisarão ser trabalhados.

A partir daí é possível elaborar o planejamento, baseado nas reais necessidades da empresa, para nortear a implementação das ações de marketing digital.

2- Estratégia economiza tempo e dinheiro

Imagina uma empresa que possui 6 redes sociais, todas elas sem atualização há mais de 2 meses.

Agora pense em uma empresa que acabou de renovar o seu site, mas ele não possui call to actions (botões que chamam para a ação), a navegação é difícil e as pessoas não conseguem encontrar o que procuram.

E, o pior, a empresa investe em anúncios pagos que direcionam as campanhas para a HOME do site, deixando o possível cliente completamente perdido.

Todos os exemplos acima são de casos reais, de empresas que perderam tempo e dinheiro implementando ações de marketing digital sem planejamento e estratégia.

Isso acontece porque é exatamente no planejamento estratégico de marketing digital que a empresa definirá como será a sua presença no mundo digital e como vai se relacionar com o seu público, considerando os resultados que deseja alcançar.

Como nos exemplos abaixo:

Redes Sociais: em quais precisa estar, de acordo com o seu público e o relacionamento que deseja estabelecer. É melhor ter apenas uma rede social, mas mantê-la atualizada e promover a interação com o público certo, que manter várias redes sem atualização periódica.

Planejamento de Conteúdo: temas baseados no interesse do público, periodicidade de atualização, linguagem e formatos adequados para cada meio, objetivos, entre outros. Veja mais no texto “Marketing de Conteúdo – erros que a sua empresa não deve cometer”.

Mídias Online: em quais mídias investir, como e quanto investir em cada mídia, qual tipo de conteúdo trabalhar, resultados desejados.

Site: otimizações, adequação de conteúdo, periodicidade de atualização, ações periódicas para melhorar o posicionamento nos sites de busca.

Estratégia: definição de métricas e metas.

Assim, o planejamento será o norte para a empresa implementar as ações e, a partir da análise dos resultados obtidos reavaliar a estratégia e otimizar o investimento.

3 – Tome cuidado com as métricas de vaidade

Já no planejamento é importante que a empresa defina quais resultados quer alcançar com o marketing digital. É óbvio que a “venda” é sempre o objetivo final e principal de qualquer empresa.

No entanto, no processo, é possível mapear os micro-resultados que serão essenciais para que o objetivo final seja alcançado.

Número de acessos do site. Leads gerados. Cliques nas publicações. Engajamento nas redes sociais. Alcance. Impressões. As possibilidades de métricas são inúmeras, e cada empresa vai definir a que melhor se encaixa com a sua estratégia.

Mas, vale a dica para não cair na tentação de se basear em métricas de vaidades – àquelas que satisfazem o ego mas não contribuem de forma mais efetiva para o alcance dos resultados esperados.

Um bom exemplo é uma empresa que busca usar as redes sociais para gerar tráfego para o site, mas usa o Número de curtidas como métrica para ser avaliada. Neste caso, a métrica escolhida não contribui para o micro-resultado. O ideal seria realmente analisar qual foi o tráfego que as redes sociais geraram para o site.

Por outro lado, se o objetivo definido fosse o engajamento, aí sim, seria importante verificar o número de curtidas, comentários, compartilhamentos, mensagens e outras interações do público nas redes.

Os exemplos mostram que cada empresa deverá definir as suas metas baseadas nos micro-resultados e no objetivo final que deseja alcançar.

Concluindo, marketing digital não é receita de bolo. Para ter sucesso é fundamental pesquisar, analisar, planejar, medir, avaliar e melhorar continuamente.

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