5 Dicas de Marketing Digital do RD ON THE ROAD BH

Na última semana, a empresa Resultados Digitais realizou a etapa Belo Horizonte do RD ON THE ROAD. O evento, que vem percorrendo as principais capitais do país, tem a proposta de reunir profissionais, agências e empresas que atuam, ou têm interesse em investir, na área de marketing digital, para discutir práticas e alinhar tendências.

 

O evento foi dividido em duas etapas, com um dia destinado somente às agências parceiras da Resultados Digitais. Já o segundo dia contou com a presença de aproximadamente 800 pessoas, entre profissionais, agências, clientes RD Station (plataforma da empresa) e grandes nomes do marketing digital.

 

Foram dois dias de grande aprendizado e trocas de experiências. Para você, que não teve a oportunidade de ir, elencamos algumas dicas essenciais que foram compartilhadas no RD ON THE ROAD BH:

 

1.Programa de Aceleração de Resultados em Inbound Marketing

 

No primeiro dia as agências parceiras foram convidadas a participar do Workshop de Acelaração de Resultados. Desenvolvida pela Resultados Digitais, a metodologia de Aceleração de Resultados tem como foco auxiliar empresas e agências no planejamento e execução de inbound marketing e, especialmente, na implementação da plataforma RD Station, agilizando as etapas e definindo submetas que possibilitem apresentar resultados iniciais já nos primeiros 60 dias do processo.

 

2. O conteúdo continua reinando absoluto

 

Sim. O conteúdo é e continuará a ser Rei no marketing digital. Permanece como um importante investimento para auxiliar no melhor posicionamento de sua empresa nos sites de busca (SEO), para estreitar o relacionamento com os seus clientes e também para captar, sensibilizar, conscientizar e facilitar a decisão de compra de um potencial cliente (inbound), e para gerar interesse e engajamento nas mídias sociais.

Mas, um alerta: o conteúdo só vai gerar o resultado esperado se estiver alinhado à estratégia. Isso quer dizer que antes de sair produzindo conteúdo de forma aleatória, a sua empresa precisa pesquisar e planejar:

  • mapear as personas: quem vai consumir o conteúdo,
  • mapear as palavras-chaves: o que as pessoas querem saber sobre o assunto,
  • planejar o conteúdo de acordo com o interesse das pessoas: quais são as suas curiosidades e dúvidas, quais problemas querem resolver,
  • planejar a forma de divulgação do conteúdo: quais mídias usar, qual linguagem e formato mais adequado para cada mídia, e,
  • planejar o investimento necessário para ampliar o alcance do conteúdo.

 

3. Inbound marketing é muito mais que e-book

 

Ainda falando sobre conteúdo, uma dica interessante apresentada nas palestras foi sobre a importância de diversificar a forma de apresentar e entregar conteúdos, de sair do padrão de e-books.

Kits de soluções, modelos de planilhas, Quiz e Check-lists foram algumas das opções apresentadas e que, segundo os palestrantes, vêm apresentando resultados muito efetivos para processos de inbound marketing.

Mas, muito além de apenas enviar os conteúdos, destacaram a relevância de se manter a inteligência do processo – analisando o comportamento das pessoas dentro dos fluxos, dos dados cadastrados nos formulários, do comportamento delas no site, nas redes sociais; para a partir daí conseguir estabelecer um diálogo efetivo, que agregue valor e proporcione interação e engajamento.

 

4. Vídeo é o futuro

 

“Os vídeos serão responsáveis por 80% do tráfego da internet nos próximos anos”. A tendência apresentada em uma das palestradas foi validada por vários outros palestrantes e representa um alerta para as empresas: é importante começar a repensar a forma como está trabalhando a sua apresentação institucional, os seus anúncios em mídias pagas, a sua interação nas redes sociais, o conteúdo de seu site/blog e dos seus processos de inbound marketing.

Lives, Stories, Snapchats, Canal no YouTube, Webinar ou Hangout. A sua empresa usa algum desses recursos? Como  pode explorar melhor cada um desses recursos? O que ela pode utilizar para se comunicar melhor?

Se você ainda não conhece, é melhor buscar informações sobre cada um deles. Se já conhece, mas ainda não sabe como pode explorar as suas funcionalidades e facilidades, é hora de pesquisar, definir a estratégia e começar a planejar a execução.

 

5. Marketing digital não é receita de bolo, é estratégia!

 

Durante o evento foram apresentadas muitas tendências e dicas para atuação em marketing digital. Uma delas, no entanto, merece ser destacada: marketing digital sem estratégia é perda de dinheiro e de tempo.

Isso quer dizer que, antes de sair replicando e colocando em prática cada uma das dicas, as empresas precisam avaliar como elas se aplicam na sua estratégia: quais são os seus objetivos, onde pretende chegar, com quem quer se relacionar, quais os resultados alcançar.

Assim, poderá entender qual a melhor mídia para se trabalhar, qual o conteúdo mais adequado para o seu público, como e quanto investir, considerando o seu mercado, o seu cliente e o seu contexto.

Um dos erros mais comuns das empresas é simplesmente implementarem ferramentas e ações de marketing digital, sem avaliarem a sua realidade. E o resultado acaba sendo a frustração, pois o que deu certo para determinada empresa, não necessariamente será a melhor opção para a sua.

 

O próximo destino do RD ON THE ROAD será São Paulo, no dia 05/07. Para mais informações ACESSE

 

A Bakanas Digital é parceira da empresa Resultados Digitais. Somos certificados em Inbound Marketing e credenciados a realizar a implantação da plataforma RD Station.

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Email: contato@bakanasdigital.com.br

 

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