3 insights de marketing digital na primeira etapa do Fire 2017

Está rolando agora, em Belo Horizonte, o FIRE 2017. Realizado pela startup Hotmart, o evento está em sua terceira edição e promete trazer grandes novidades sobre o mercado de empreendedorismo e marketing digital.

A Bakanas Digital está marcando presença no evento e já trouxe para você os primeiros insights da primeira etapa do Fire. Confira:

1) YouTube Plataforma revolucionáriaDe Despacito – que já entrou para a lista dos vídeos com maior visualização do YouTube (mais de 3 bilhões de views em pouco mais de 200 dias), a Beatles, Raul Seixas, aulas de física ou dicas de beleza. Fernanda Cerávolo, Diretora do YouTube Brasil, mostrou como ele deixou de ser um site de publicação e se tornou uma plataforma de revolução – espaço pessoal, democrático e acessível; que permite o compartilhamento de conhecimento, o aprendizado dinâmico e flexível e entretenimento para todos os gostos.

Mas, como fazer uso dessa ferramenta e criar uma audiência? Confira as dicas:

A) gerar experiência, trabalhar com sensações e sentimentos;
B) gerar proximidade, falar a linguagem de seu público, entender o que desejam e quais são suas preocupações;
C) estabelecer envolvimento, ser verdadeiro e autêntico em sua mensagem;
D) ser ágil, tomada de decisões rápidas, estar atento às mudanças e inovações – mobile x desktop;
E) saber que a comunicação conectada e sem barreiras ainda está só no começo, ainda há espaço para criar e inovar.

2) Ideias líquidas e lincadas

Pensamento descentralizado, ideais que perpassam por diversos pontos e formas e que são conectáveis e conectadas. Estas foram algumas das premissas apresentadas por Diego de Oliveira, Gerente de Comunicação e Marketing da Coca-Cola, para mostrar como a comunicação deixou de ser apenas um processo de divulgação para ser incorporar no negócio da empresa.

Entenda alguns pilares desse trabalho:

A) Pessoas

Necessidade de entender as pessoas, seus sentimentos, desejos, problemas, valores. A partir daí buscar o entendimento do que eu, como empresa, consigo oferecer como produto ou serviço, que não apenas vai “solucionar o problema dela”, mas especialmente pode propor uma mudança para a sua vida.

B) Tensão

O que vamos resolver enquanto marca ou produto/serviço. Qual o contexto social, histórico, econômico vamos atuar. Quais as necessidades e valores podem resolver essa tensão.

C) Autenticidade

O que a nossa marca comunica com o seu público precisa ser crível, deve estar em nosso DNA. Por isso, antes de qualquer planejamento ou ação é necessário compreender a persona da marca – quais são os seus valores, em que acreditamos e qual credibilidade temos para tratar de determinado tema ou problema.

D) Inovar

Só é possível mudar algo se formos sempre capazes de repensar o negócio em favor das pessoas e de ressignificar a mensagem para que realmente possamos fazer uma conexão com o nosso propósito e sermos autênticos como empresa e marca.

3) Lives como estratégia de marketing de conexão

Paula Abreu – coach, escritora e influenciadora digital, mostrou como as lives podem ser usadas como ferramenta estratégica para estabelecer relacionamento, conexão e conversão.

Mais uma vez a credibilidade, a autenticidade e a necessidade de entender a audiência e atender às suas necessidades foram elencados como premissas para que se tenha um bom resultado.

Além disso, apresentou algumas dicas de sucesso:

1) live não é bate-papo: você não está ali para desabafar e, sim, para transmitir algum conhecimento, experiência ou aprendizado que podem solucionar algum problema ou promover alguma mudança na vida das pessoas.

2) início, meio e fim: compartilhe informações através de histórias. Estabeleça conexões entre passado e presente; mitos e verdades; e mostre tendências.

3) teoria e prática: ensine e mostre como é possível colocar em prática. Pequenos resultados alcançados nos primeiros passos de sua audiência geram confiança, fortalecem a conexão e geram confiança e lealdade.

4) seja você mesmo: não tente fazer o que os outros fazem. Seja autêntico e verdadeiro naquilo que você está compartilhando. Deixe de lado a vergonha, não se esconda atrás de nenhum personagem ou crie limitações para você. Compartilhe com o mundo o seu conhecimento, as suas experiências. A sua mensagem pode mudar a vida de alguém.

Gostou dos insights? Então continue acompanhando, que a Bakanas vai trazer um resumão do que está rolando no FIRE 2017.

 

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